Multiboot

CD Boot

Posted by     "rbits" on Tuesday, April 13, 2021

TOC

Histórico

Em qualquer projeto que envolva a criação de imagem é necessário um CD de boot com Windows PE. Windows PE (WinPE) for Windows 10 é um pequeno sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que permite a criação de CD de boot que é utilizado para instalar, aplicar uma imagem ou reparar o Windows em todas as suas variações Home, Pro, Enterprise, and Education), Windows Server e qualquer outro sistema operacional Windows.

Ele faz uma função semelhantes aos antigos disquetes de inicialização ou boot do Windows 98 mas agora executa muitas outras tarefas inclusive tela grafica. O WinPE pode ser utilizado nos seguintes casos:

  • Preparar o HD antes da instalação do Windows (formatar)
  • Instalar Microsoft Windows
  • Capturar e aplicar imagens do Windows.
  • Modificar offline o sistema operacional Windows.
  • Configurar as ferramentas de recuperação.
  • Recuperar dados de dispositivos que não estão iniciando (unbootable)
  • Automatização as tarefas de configuração de images

Iniciando com Windows 10, versão 1809, WinPE é um complemento (add-on). Para criar o CD de boot com WinPE é necessário instalar o Windows Assessment and Deployment Kit (ADK).

Necessidades minima de hardware

WinPE tem as mesmas necessidades de hardware do Windows com exceção:
a) Não é necessário ter HD, pois pode ser carregado e executado inteiramente na memória.
b) Minimo de 512Mb de memória segundo Microsoft, na prática pelo menos 1Gb.

Nota: A instalação de drivers, pacotes ou aplicativos adicionais leva ao consumo de mais memória.

A versão 32-bit do Windows PE pode reiniciar ou bootar computadores configurados com 32-bit UEFI e BIOS PCs, e 64-bit BIOS PCs. Entretanto, a versão 64-bit do Windows PE pode reinciar computadores configurados com 64-bit UEFI and BIOS PCs.

3.0 Criar imagem básica

O primeiro passo é baixar e instalar o pacote ou kit Windows ADK (Assessment and Deployment Kit). Nele estão contidas o ferramental necessário para criação, configuração e personalização de imagens de qualquer imagem do Windows, inclusive o Windows PE. A partir da versão ADK 8.1 oferece suporte ao Windows Vista, Windows 8.1 e a versão mais recente ao Windows 10. Todos os comandos serão dados a partir da linha de comando executada como Administrador no link Deployment and Imaging Tools Environment (criado pelo ADK)

Executar o comando Deployment and Imaging Tools Environment que foi criado ao instalar o ADK. Ele parece um comando de prompt semelhante ao CMD mas foi personalizado para facilitar a criação da imagem do WinPE. Digitar o digitar o seguinte comando no prompt do Deployment and Imaging Tools Environment : copype x86 C:\WinPE_x86

O comando irá criar na pasta C:\WinPE_x86 toda gerar uma imagem básica do WinPE ou seja um arquivo .wim que é o padrão de arquivo imagem da Microsoft. Existe a imagem ISO que é o padrão internacional e agora existe o padrão .wim que é o formato criado pela Microsoft para gerar uma imagem de Windows.

Para fazer a personalização é necessário montar o boot do WinPE que foi criado. Montar um drive é uma operação bem conhecida nos sistemas Unix/Linux. Os usuários de Windows estão acostumados ao termo acessar um dispositivo USB ou uma pasta compartilhada ou os discos instalados no computador. Agora Microsoft introduziu esse termo também no sistema Windows que significa conectar uma serie de pastas e arquivos ao diretorio raiz (C:) como se pertence as pastas do seu disco rigido do computador semelhante a uma pasta compartilhada.

3.1 Montar imagem basica

Na estrutura de pastas criadas abaixo da pasta C:\WinPE_x86 existe a pasta C:\WinPE_x86\mount que está sem conteúdo e será usada para acessar todo o conteudo da imagem basica do WinPE. Digite o comando para montar a imagem do WinPE na pasta mount:
DISM.exe /Mount-Wim /WimFile:C:\WinPE_x86\media\sources\boot.wim /index:1 /MountDir: C:\WinPE_x86\mount

3.2 Adicionar módulos

Executar o comando DISM de cada modulo dentro do prompt de comando do Deployment and Imaging Tools Environment. Mas não se iluda, o pacote equivalente ao .Net Framework não é uma versão limitada da versão utilizado no Windows. Se voce pensa em usar aquele apicativo que funciona muito bem no seu desktop mas depende do .Net, provavelmente não vai funcionar. Ou seja, mesmo criando seu próprio programa usando o Microsoft Visual Studio, o executável não funcionará no Windows PE.

  • WinPE-WMI
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\winpe-wmi.cab”

  • WinPE-NetFx4
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-NetFx.cab”

  • WinPE Scripting
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-Scripting.cab”

  • WinPE PowerShell 3
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-PowerShell.cab”

  • WinPE HTA
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-HTA.cab”

  • WinPE WDS Tools
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-WDS-Tools.cab”

  • WinPE DISM Cmdlets
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-DismCmdlets.cab”

  • WinPE DISM SecureBoot Cmdlets
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-SecureBootCmdlets.cab”

  • WinPE WinReCfg
    dism /image:C:\WinPE_x86\Mount /add-package /packagepath:“c:\program files (x86)\Windows Kits\8.1\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\x86\WinPE_OCS\WinPE-WinReCfg.cab”

3.3 Adicionar aplicativos

Aqui é uma parte importante da personalização do seu CD de boot. Criar uma imagem básica, sem aplicativos que ajudem a resolver os problemas de manutenção não adianta em nada na maioria das vezes.

Existem vários aplicativos que podemos chamar de portavel (apps portable) que podem ser adicionados para auxiliar a manutenção do seu computador. Conforme, comentei anteriormente, aplicativos que fazem uso de um framework ou equivalente não servem para ser utilizados no WinPE. Pelo simples, fato que voce não pode instalar todas as bibliotecas necessárias para execução de um programa em Microsoft .NET.

Mesmo assim existem bons utilitários para serem inclusos no CD de boot do WinPE:
A43 é uma especie de Gerenciador de Arquivos muito parecido com o desenvolvido pela Microsoft.
BGInfo é um utilitário que adiciona informações relevantes no desktop para manutenção do computador.
Ghost é um aplicativo comercial da Symantec para o processo de criação e restauração de imagem no formato proprietário.
DISM_GUI é um utilitario gráfico alternativo para uso do comando DISM.
RocketDock tem a função de criar um menu grafico com todos os aplicativos instalados pois o WinPE não tem o gerenciador gráfico.
Imagem_Win.BAT faz a entrega da imagem do Windows.
GIMAGEX é um aplicativo gratuito que foi personalizado para uso local.
WPEUTIL é um aplicativo que executa comandos em uma seção do WINPE.
WBEMTEST é um aplicativo que permite testar e explorar WMI remotamente.
CMD é o comando de prompt que não pode faltar em nenhuma solução de manutenção.

Todas as pastas dos aplicativos são instaladas na pasta WinPE: C:\WinPE_x86\Mount\WinPE.

O Shell de inicialização RocketDock foi copiado para o C:\WinPE_x86\Mount\Program Files.

3.4 Imagem de fundo

A imagem de fundo foi adicionada no arquivo: C:\WinPE_x86\Mount\Windows\System32\winpe.jpg. Se modificar a imagem, respeitar o tamanho e resolução.

3.5 Configurar o Shell de abertura e os Aplicativos no WinPE:

O RocketDock tem a sua configuração em um arquivo texto em sua pasta C:\WinPE_x86\Mount\Program Files\RocketDock\Settings.ini

Settings.ini  
[Software\RocketDock]  
Version=1.3.5  
CustomIconFolder=  
  
[Software\RocketDock\Icons]  
0-FileName=X:\WinPE\A43\A43.exe  
0-FileName2=  
0-Title=Explorer  
0-Command=X:\WinPE\A43\A43.exe  
0-Arguments=  
0-WorkingDirectory=X:\WinPE\A43  
0-ShowCmd=0  
0-OpenRunning=0  
0-IsSeparator=0  
0-UseContext=0  
0-DockletFile=  
1-FileName=X:\Windows\System32\cmd.exe  
1-FileName2=  
1-Title=Prompt Comando  
1-Command=X:\Windows\System32\cmd.exe  
1-Arguments=  
1-WorkingDirectory=X:\Windows\System32  
1-ShowCmd=0  
1-OpenRunning=0  
1-IsSeparator=0  
1-UseContext=0  
1-DockletFile=  
2-FileName=Icons\RocketDock Options.png  
2-FileName2=  
2-Title=Dock Settings...  
2-Command=[Settings]  
2-Arguments=  
2-WorkingDirectory=  
2-ShowCmd=0  
2-OpenRunning=0  
2-IsSeparator=0  
2-UseContext=0  
2-DockletFile=  
3-FileName=X:\Windows\System32\wbem\wbemtest.exe  
3-FileName2=  
3-Title=WbemTest  
3-Command=X:\Windows\System32\wbem\wbemtest.exe  
3-Arguments=  
3-WorkingDirectory=X:\Windows\System32\wbem  
3-ShowCmd=0  
3-OpenRunning=0  
3-IsSeparator=0  
3-UseContext=0  
3-DockletFile=  
4-FileName=Icons\Hard Drive.png  
4-FileName2=  
4-Title=Imagem Windows 7  
4-Command=X:\WinPE\Imagem_Win7.BAT  
4-Arguments=  
4-WorkingDirectory=X:\WinPE  
4-ShowCmd=0  
4-OpenRunning=0  
4-IsSeparator=0  
4-UseContext=0  
4-DockletFile=  
5-FileName=X:\WinPE\DISM_GUI\DISMGUI.exe  
5-FileName2=  
5-Title=DismGui  
5-Command=X:\WinPE\DISM_GUI\DISMGUI.exe  
5-Arguments=  
5-WorkingDirectory=X:\WinPE\DISM_GUI  
5-ShowCmd=0  
5-OpenRunning=0  
5-IsSeparator=0  
5-UseContext=0  
5-DockletFile=  
6-FileName=X:\WinPE\GIMAGEX.EXE  
6-FileName2=  
6-Title=GimageX  
6-Command=X:\WinPE\GIMAGEX.EXE  
6-Arguments=  
6-WorkingDirectory=X:\WinPE  
6-ShowCmd=0  
6-OpenRunning=0  
6-IsSeparator=0  
6-UseContext=0  
6-DockletFile=  
7-FileName=Icons\Shirt.png  
7-FileName2=  
7-Title=Reiniciar  
7-Command=x:\windows\system32\wpeutil.exe  
7-Arguments=reboot  
8-WorkingDirectory=x:\windows\system32\  
8-ShowCmd=0  
8-OpenRunning=0  
8-IsSeparator=0  
8-UseContext=0  
8-DockletFile=  
9-FileName=Icons\Shirt.png  
9-FileName2=  
9-Title=Desligar  
9-Command=x:\windows\system32\wpeutil.exe  
9-Arguments=shutdown  
9-WorkingDirectory=x:\windows\system32\  
9-ShowCmd=0  
9-OpenRunning=0  
9-IsSeparator=0  
9-UseContext=0  
9-DockletFile=  
count=10  
[Software\RocketDock\WindowFilters]  
count=0  

3.5 Personalizar

A inicialização do WinPE ocorre através do arquivo: C:\WinPE_x86\Mount\Windows\System32\winpeshl.ini. Ele faz a chamada de todos os aplicativos necessarios:


Winpeshl.ini  
[LaunchApp]  

[LaunchApps]  
%systemdrive%\Windows\system32\diskpart.exe /s %systemdrive%\winpe\Change_cd.txt  
%systemdrive%\Windows\system32\startnet.cmd  
%systemdrive%\winpe\bginfo\bginfo.exe %systemdrive%\winpe\bginfo\custom2.bgi /timer:0 /accepteula  "%systemdrive%\Program Files\RocketDock\RocketDock.exe"  

O arquivo Change_cd.txt altera a letra da unidade de CD para W:. O arquivo startnet.cmd inicia os modulos de rede do WinPE dentre outras configurações. Os demais itens configuram o BGInfo e faz a chamada do RocketDock.

3.6 Fechar imagem

Executar o seguinte comando para gravar as alterações e desmontar a imagem do WinPE:
dism.exe /Unmount-Wim /MountDir: C:\WinPE_x86\mount /commit

4.0 Criar ISO

Executar o seguinte comando:
makewinpemedia.cmd /ISO C:\WinPE_x86 C:\WinPE_x86\MyPEx86.iso

Documentos

  • VERNALEX Tools: SysPrep Driver Scanner.
  • TECNET MS Set Up a KMS Host on a Windows Server 2008 R2 Machine.
  • PETRI Microsoft Volume Activation Management Toolkit, VAMT aplicativo para gerenciamento das licenças da Microsoft.
  • EIGHTFORUMS How to Change User Account Control (UAC) Settings.
  • TECHNET DOC Install Remote Desktop Services, old Services Client Access Licenses.
  • PCSUPPORT Command Line Commands for Control Panel Applets.
  • TECHNET DOC Tutorial Robocopy.
  • TECHNET DOC RichCopy - Interface para Robocopy.
  • TECHNET DOC Ambiente de Recuperação do Windows.
  • MSDN Firmware and Boot Environment.
  • MSDN UEFI and Windows.
  • TECNET DOC Managing Terminal Services from the command line.
  • TECNET BLOG Don’t be afraid of DNS Scavenging. Just be patient.
  • AUGUSTOALVAREZ Deploying Windows 7 Using Windows Deployment Services (WDS): Step-by-Step – Part I.
  • ABNT PETROBRAS Normas ABNT.
  • DANIELCLASSON How to get PXE boot to work in Hyper-V.
  • MICROSOFT Histórico do SilverLight.
  • TREKKER Disable Java updates with Group Policy.
  • GOOGLE CODE Os DNS mais rapidos da Internet.
  • OPENJDK Java 9.
  • ORACLE BLOG Oracle E-Business sobre Java 8 update 45.
  • CONNECTIONSTRINGS All about Oledb Driver Access or Excel.
  • TECHNET DOC Elevated Privileged For Scripts.
  • TECHNET DOC Active Directory: LastLogonTimeStamp Conversion.
  • ORACLE SUPPORT Suporte Oracle.
  • ORACLE DOC Configuration File Options for Java 8.
  • MADDOG GPO – Deploying Java 8 Update 60.
  • ORACLE DOC Download JRE - Acesso Restrito a Clientes da Oracle.
  • ORACLE SUPPORT Download Oracle Java MSI Enterprise Installer - Acesso Restrito a Clientes da Oracle.
  • VERBOON Usando VBScript dentro do BGINFO.
  • wINDOWSNETWORKING How to Know When an Object Was Created and Changed in Active Directory.
  • SMARTFTP How to give a user Log on as a batch job rights.
  • MICROSOFT MVA Microsoft e-Books Gratuitos.
  • ALEXCOMPUTEREBUBBLE WINPE 5.0 GUI + Utilitários.

Perguntas Mais Frequentes

  • Quais as tarefas que requerem a elevação de privilégio (UAC)?
    a) Instalar ou desinstalar aplicações;
    b) Adicionar ou remover usuário;
    c) Instalar um driver;
    d) Instalar uma atualização do Windows;
    e) Controle dos Pais;
    f) Instalar um controle ActiveX;
    g) Abrir o Windows Firewall;
    h) Alterar o tipo da conta do usuário;
    i) Modificações na configuração do UAC;
    j) Configurações do Área de Trabalho Remota;
    l) Copiar ou mover arquivos para pasta Program Files ou diretório Windows;
    m) Agendar uma tarefa;
    n) Restaurar Backup;
    o) Configurar a atualização automática;
    p) Acessar diretório de outro usuário;

  • Como listar o diretório do processo em execução no Windows?
    Para listar o diretório do processo em execução usar: wmic process where “name=‘firefox.exe’” get ExecutablePath /FORMAT:LIST.

  • Como saber mais detalhes sobre os KB da Microsoft? O Catálogo Microsoft Update pesquisa todo o histórico sobre os KB e pode ser acessado em https://www.catalog.update.microsoft.com/Home.aspx.

  • Como configurar o AutoLogon do usuário local evitando a tela de login?
    Usar o utilitário AutoLogon da Microsoft disponível no site https://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/autologon.aspx.

  • Como criar um simbolic link para um diretório no Windows? Executar o comando mklink que está em todo Windows. Por exemplo, mklink /d \AllTemp “\Users\All Users\TEMP”.

  • Como configurar um atalho para agrupar todas as configurações do Windows? Existe o chamado Modo Deus ou GodMode que pode ser configurado facilmente com a criação de um atalho. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre o papel de parede, vá em “Novo” e clique em “Pasta”. No nome, cole o código “GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}” (sem aspas). Caso queira, você pode substituir “GodMode” por um nome de sua preferência ou posteriormente renomear o arquivo.

  • Como listar os drives locais e de rede na máquina?
    Execute o comando wmic logicaldisk get deviceid, volumename, description.

  • Como renomear uma conta local com os comandos internos do Windows?
    Use o comando já existente no Windows como no exemplo: ‘‘WMIC USERACCOUNT WHERE Name=‘Administrador’ Rename adminbr’’.

  • Como calcular endereço da máscara ou número de bits de um endereço IP?
    O caminho mais simples é uma calculadora IP na Web como no site http://jodies.de/ipcalc.

  • Como importar as configurações do IE para o FF já instalado? Acessar a Barra de menus e clicar Favoritos/Exibir todos os favoritos para abrir a janela da Biblioteca. Na janela Biblioteca, clique em Importar e backup e depois em Importar dados de outro navegador. Escolhe IE os as configurações serão importadas.

  • Como resetar o Firefox?'
    Clicar no botão Menu (ícone com três barras horizontais mais a direita da tela). Em seguida clicar em Ajuda (ícone ?) e Dados para Suporte.

  • Como instalar o modulo ActiveDirectory do PowerShell?
    Use o comando PowerShell Add-WindowsFeature RSAT-AD-PowerShell e adicione o modulo Import-Module ActiveDirectory.

  • Como fazer a conversão do campo LastLogonTimeStamp do Microsoft Active Directory(AD) para o valor do TimeStamp?
    O Active Directory (AD) armazena os valores de data/tempo em intervalo de 100-nanosegundo desde da hora 0 de 01 de Janeiro de 1601. O tempo é sempre armazenado no padrão UTC (Coordinated Universal Time). Alguns campos do AD armazenam seus atributos de tempo nesse formato como por exemplo: LastLogon, LastLogonTimestamp, accountExpires e LastPwdSet. Para converter no formato usual (Readable Format) usar a fórmula em uma planilha Excel:=IF(C2>0,C2/(8.64*10^11) - 109205,"") onde a coluna C2 contém o valor do atribuido LastLogonTimeStamp do AD ou fazer uso do comando w32tm.exe /ntte 128271382742968750.

  • Como verificar a configuração do Firefox?
    Digite no navegador a URL about:config e você terá a configuração do Firefox.

  • Como verificar e obter informação detalhada dos plugin do Firefox?
    Digite na URL about:plugin e você terá a configuração dos plugins do Firefox.

  • Como alterar a permissão de popup para sites no Firefox?
    Digite na URL about:permissions e você terá a configuração por site acessado. Não pode incluir nenhum novo, tem que fazer acesso primeiro pelo navegador.

  • Forçar o Crash no Windows 7 para gerar um arquivo de dump de memória? É possível forçar uma BSOD no Windows criando uma chave no registro. Nos computadores com teclado PS/2 alterar HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\i8042prt\Parameters, criar a chave chamada CrashOnCtrlScroll com tipo REG_DWORD para o valor 0x01. Nos computadores com teclado USB, alterar HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\kbdhid\Parameters, criar a chave chamada CrashOnCtrlScroll com tipo REG_DWORD para o valor 0x01. Uma vez configurado executar a seguinte sequência de teclas: Apertar a tecla CTRL mais a direita e pressionar duas vezes a tecla SCROLL LOCK.

  • Como desabilitar o Boot Seguro dos atuais computadores?
    Os novos laptops (notebooks) ou desktops (computadores de mesa), com chipset Intel 64 bits (x64), vêm com um novo sistema de boot denominado UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). É uma forma de boot mais rápida e segura do Sistema Operacional. Para alterar, entrar na Bios, terá que localizar a opção correspondente ao Secure Boot (inicialização segura) e desativá-la e alterar a opção referente ao UEFI para a opção Legacy. Para maiores detalhes: http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/20914.desabilitando-a-opcao-de-boot-seguro-uefi-para-profissionais-de-ti.aspx.

  • Como desabilitar o IE Enhanced Security (IEESC) no Windows Server 2012? No Windows Server 2012, executar Server Manager. Selecione Local Server. No lado direito da tela do Server Manager,alterar a configuração IE Enhanced Security Configuration Setting (default On). Por questão de segurança, alterar a configuração apenas do IEESC somente para usuários.

  • Como preparar o rescan dos drivers por meio de um arquivo batch? Executar um arquivo *.bat como segue:

@ECHO OFF<br />
C:\Drivers\DevCon remove "PCI\VEN_8086&DEV_266D&SUBSYS_05761014" --> remover um ID de hardware indesejado.
C:\Drivers\spdrvscn64.exe /p c:\Drivers /f /a /s /q --> Procura na pasta C:\Drivers\ todos os drivers dos dispositivos e armazena a info no registro.
C:\Drivers\DevCon rescan -->Força o rescan de drivers ou dispositivos no Windows
  • Como registrar um problema no computador com Windows para posterior suporte? Executar o programa ‘‘Problem Steps Recorder’’ conhecido simplesmente como PSR. Para abrir Gravador de Passos para Reprodução de Problemas, clique no botão Iniciar e digite psr. Na lista de resultados, clique em psr. Clique em Iniciar Gravação. No computador, percorra os passos no computador para reproduzir o problema. Você pode pausar a gravação a qualquer momento e, posteriormente, continuar. Clique em Parar Gravação. Na caixa de diálogo Salvar como, digite um nome para o arquivo e clique em Salvar (o arquivo é salvo com a extensão de nome de arquivo .zip).Para exibir o registro dos passos gravados, abra o arquivo .zip que acabou de salvar e clique duas vezes no arquivo. O documento será aberto no navegador.

  • Como dar permissão para todos usuários em uma pasta? Algumas aplicações como VIVO ZAP precisam gravar na pasta onde foi instalado o produto. Quando o usuário não é administrador a aplicação falha. A solução é executar o comando de prompt cacls como no exemplo: cacls “C:\Arquivos de programas\Vivo ZAP” /E /T /C /G Todos:F.

  • Como converter o CD Multiboot para um Pendriver Multiboot? O primeiro passo é preparar o dispositivo executando os comandos a seguir, onde # é o número da unidade USB:

diskpart<br />
list disk<br />
select disk #<br />
clean<br />
create partition primary<br />
select partition 1<br />
active<br />
format quick fs=ntfs<br />
assign<br />
exit<br />

O segundo passo é copiar os arquivos do CD Multiboot para o pendriver. Pronto, ele está preparado para inicializar o computador. Ponto de atenção, o maior arquivo que pode ser gravado em FAT32 é 2Gb. Por isso, o pendriver deve ser formato com NTFS.

  • Como limpar o cache do Windows Update das estações? Execute a sequencia de comandos a seguir: Net stop wuauservrd /s %windir%\softwaredistribution<br /> Net start wuauserv

  • Como resetar sessões de Terminal Server? O padrão do serviço de Terminal Services é permitir somente duas sessões simultaneas. Uma forma elegante de resetar a sessão não ativa deixada por algum colega é usar os comandos a seguir dentro do servidor Windows Server com o serviço de Terminal Services instalado:

    **query user /server:servermachine** --> resultado será semelhante ao abaixo listado:

    USERNAME              SESSIONNAME        ID  STATE   IDLE TIME  LOGON TIME
    joel                                   1  Disco       nenhum   21/06/2013 18:41
    nick                                   2  Disco       nenhum   14/08/2013 14:53

    **reset session 2 /server:servermachine** --> reseta a sessão. 
    
    Detalhes no documento da Microsoft Technet: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc775998%28v=ws.10%29.aspx  
  • Como configurar múltiplas partições? Um comando muito útil que existe no Windows e no CD Multiboot é o bootrec.exe. Três variações são úteis para resolver problemas nas estações. O comando bootrec.exe /FixMbr corrige problema no MBR. Já o comando bootrec.exe /FixBoot corrige falhas na inicialização do Windows. Outra variação muito útil é quando se adiciona mais uma partição e não foi alterada o registro de boot. O comando bootrec.exe /RebuildBcd para pesquisar as partições da máquina e configurar a área do disco conhecida como MBR e o problema de falha de inicialização é corrigido.

  • Como exportar o arquivo BCD que contém informação de inicialização da partição? No prompt de comando com permissão de administrador digitar o comando bcdedit / export C: backupC.bcd ou utilizar um aplicativo Windows de terceiro como o EasyBCDque permite modificar o carregador de inicialização e suas entradas.

  • Como baixar a versão do Firefox 22.0 ou anteriores? Não está claro como baixar as versões anteriores no site do Firefox. Para baixar as versões anteriores modifique o endereço da versão corrente da página de download para outros idiomas e sistemas operacionais como segue https://download.mozilla.org/?product=firefox-23.0&os=win&lang=pt-BR para a versão desejada. Observe que o endereço da página do projeto Mozilla (http://www.mozilla.org/pt-BR/download/?product=firefox-23.0&os=win&lang=pt-BR) não aceita esse truque e gera erro de inexistência de página (404). Portanto, para baixar a versões anteriores, por exemplo a versão 22 acesse o endereço https://download.mozilla.org/?product=firefox-22.0&os=win&lang=pt-BR.

  • Como listar nomes de grupos ou seu conteúdo de computadores remoto?
    Usar o comando LG.exe como no exemplo para listar o conteúdo do grupo administradores de uma estação de trabalho LG \pbr00zfvf\Administradores. O programa pode ser baixado do site Joeware.net.

  • Como associar uma extensão de um aplicativo no Windows?
    Usar o comando assoc .docx=Word.Document.12 e para identificar a aplicação relacionada ao tipo usar o comando ftype Word.Document.12.

  • Como executar o Windows Update pelo prompt de comando?
    Usar o comando control /name Microsoft.WindowsUpdate.

  • Como adicionar uma partição usando o Norton Ghost pelo prompt de comando? Usar o comando ghost32.exe -clone,mode=prestore,src=c:\temp\bootmgr.gho:1,dst=1:1 -batch
    Ele adiciona a imagem da primeira partição de boot que está em c:\temp\bootmgr.gho para a unidade de disco 1 na primeira partição sem confirmação.

  • Como montar e desmontar a partição de sistema do Windows 10?
    Use o comando diskpart. No prompt do comando diskpart usar a seguinte sequência:
    a) List Disk -> listar disco
    b) Select Disk 0 -> selecionar disco 0
    c) List Volume -> listar volume
    d) Select Volume 1 -> selecionar volume 1
    e) Assign Letter=E -> montar como drive E
    f) Remove Letter=E Dismount-> desmontar como drive E
    Ponto de atenção: a mesma operação pode ser feita pelo gerenciador de computador mas a remoção ou desassociação do drive alocado só funciona com o comando diskpart remove letter=drive.
    Para visualizar os arquivos é necessários alterar a visão do Windows Explorer para visualizar arquivos de sistema.

  • Como adicionar um segundo bootmgr na partição de sistema? Adicione o arquivo bootmgr contém os dados para inicialização da partição do sistema operacional por meio do diskpart. Use um utilitário que altere o mecanismo de inicialização para esse novo boot manager. Normalmente essa configuração é feita no MBR ou PBR do disco. O recomendado é fazer no PBR ou seja na partição de boot.

  • Como renomear uma imagem no formato Norton Ghost?
    Não faça simplesmente a mudança de nome pelo sistema operacional que não inviabilizar seu uso. O procedimento é executar o GhostExp.exe. Abrir a imagem e clicar na opção File\Compile. Escolher uma pasta e um novo nome para os arquivos da imagem.Não esquecer de marcar a opção Autoname Span, caso contrário será necessário confirmar o nome para cada sessão do arquivo gerado.

  • Como desabilitar completamente o mecanismo de restauração do Windows?
    Quando uma estação perde a relação de confiança com o domínio, somente a chave de administrador local poderá ser usada para fazer o login, considerando que exista somente uma chave com privilegio de administrador. Para evitar que um ponto de restauração retorne um virus ou restaure uma senha antiga de administrador é desabilitado o mecanismo de restauração automatico do Windows. Portanto, aplicações e senhas locais são afetadas quando é acionado o mecanismo de restauração do Windows. Uma forma de evitar o problema de admnistração é desabilitar esse recurso mas nem sempre o administrador da rede se preocupa em limpar todos os pontos de restauração existentes quando aplica uma GPO. Normalmente, existe uma GPO em ambientes corporativos que impede a ativação do sistema de restauração e a visualização dos pontos de restauração existente anteriormente mas ainda assim é possivel executar alguns comandos para garantir que todos os pontos de restauração estejam apagados para evitar problemas de administração ou manutenção dos computadores quando ocorre uma quebra da relação de confiança em um dominio corporativo de uma rede Microsoft.

    Configurar o intervalo da restauração do Windows:
    REG ADD “HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SystemRestore” /v RPSessionInterval /t REG_DWORD /d 0 /f

    Para apagar info sobre os volumes monitorados pelo sistema de restauração: REG DELETE “HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SPP\Clients” /f

    Para recriar a chave sem nenhuma info de volumes monitorados: REG ADD “HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SPP\Clients” /f

  • Como trocar a senha em uma sessão com Remote Desktop?
    Digitar Ctrl+Alt+End com o aplicativo em tela cheia e pronto, só usar a opção para trocar a senha.

  • Como mostrar os detalhes dos drivers instalados no computador?
    Executar o programa driverquery da Microsoft que já vem com o Windows. Ele oferece uma opção remota e local para listar os drivers instalados no computador.
    Versão remota: DRIVERQUERY /S sistema /U wkg\chaveUsuario /P senha /FO LIST /SI
    Versão local: DRIVERQUERY /FO LIST /SI

  • Como criar uma nova identidade (SID) para o computador?
    Basta executar o Sysprep para que seja criada uma nova identidade para o computador: %SystemRoot%\System32\Sysprep\sysprep.exe /oobe /quiet /generalize /shutdown /unattend:C:\Windows\System32\Sysprep\sysprep.xml.

  • Como adicionar a localização dos novos drivers para o Windows? Executar o programa SysPrep Driver Scanner que está armazenado na imagem na pasta C:\Drivers\spdrvscn.exe /p C:\Drivers /f /a /s /q

  • Como executar um aplicativo do painel de controle sistema (System Control Panel applet) como administrador?
    Applet do painel de controle podem ser executados com o comando o utilitário psexec da Microsoft. A sintaxe correta é psexec -d -i -e -u Administrator cmd /c start sysdm.cpl

  • Como fazer a ativação por telefone de qualquer licença Microsoft MAK?
    Para ativar qualquer computador que esteja conectado a rede corporativa mas que não tem acesso Internet, usar o comando: slmgr.vbs TargetComputerName /dti que mostra a informação requerida para completar a ativação pelo telefone. Para obter o número de telefone mais próximo de sua região executar o comando: run slui.exe 4. Usar a resposta da URA para obter o codigo CID e depois executar o comando: slmgr.vbs NomeComputadorDestino <Usuário> /atp .

  • Como desativar a ativação automática de qualquer licença MAK?
    Para desativar a ativação automática de qualquer cliente Windows com licença MAK, setar a chave de registro Manual tipo DWORD para 1. Esse valor está está adicionado a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform\Activation.

  • Onde eu encontro detalhes sobre o licenciamento Microsoft para melhor gerenciamento do contrato?
    As duvidas mais frequentes sobre licenciamento podem ser encontradas em http://www.microsoft.com/licensing/existing-customers/product-activation-faq.aspx

  • Como identificar o endereço IP externo de um usuário de VPN?
    Uma boa alternativa é usar o site http://meuip.datahouse.com.br/.

  • Como definir endereço IP fixo com um comando de prompt no Windows?
    Use o comando: netsh int ip set address “Conexão local” static NUM_IP MASK GATEWAY. Exemplo: netsh int ip set address “Conexão local” static 10.80.10.35 255.255.255.0 10.80.10.1

  • Como mapear uma unidade com um comando de prompt no Windows?
    Use o comando: net use LETRA_UNIDADE: \SERVIDOR\PASTA /user:DOMINIO\USUARIO. Exemplo: net use m: \appsrv1\imgs /user:Quantico\jdoe

  • Como gravar uma imagem .wim em um disco rigido com um comando de prompt no Windows? Use a batch aplic.bat CAMINHO\IMAGEM.wim NUMERO_DISCO [LETRA_UNIDADE]. Exemplo: aplic g:\Win7\Win7.wim 0 c ou aplic g:\Win7\Win7.wim 0 Essa operação exige multiplos comandos para definir o arquivo aplic.bat como segue:

    Essa operação exige multiplos comandos para definir o arquivo aplic.bat como segue:<br />
    @echo off<br />
    if '%3' == '' (set Lett=q) else set Lett=%3<br />
    if '%2' == '' goto fim<br />
    if '%1' == '' goto fim<br />
    if not exist %1 goto fim<br />
    Set Disco=%2<br />
    diskpart /s PrepDisk.txt<br />
    imagex /apply %1 1 %Lett%:<br />
    bcdboot %Lett%:\windows<br />

    .:fim <br />
  • Como capturar uma imagem .wim de um disco rigido com um comando de prompt no Windows?
    Use a batch capture.bat CAMINHO\IMAGEM.wim LETRA_UNIDADE “Nome da Imagem”. Exemplo:capture g:\Win7\bkp.wim c “Backup do Drive C” Essa operação existe multiplos comandos para definir o arquivo capture.bat como segue:
    @Echo off<br />
    if '%3' == '' goto fim<br />
    if '%2' == '' goto fim<br />
    if '%1' == '' goto fim<br />
    imagex /capture /compress maximum /check %2: %1 %3<br />

    .:fim<br />
  • Como resetar uma associação da extensão .lnk no Windows?
    Esse é um problema complicado, pois toda a area de trabalho fica associada há algum aplicativo indevidamente feito pelo cliente. Solução baixar o aplicativo unassoc e apagar a associação errada. Essas associações de extensões estão relacionadas ao perfil do usuário. Por último, faça a associação novamente com o utilitário do Windows: assoc .lnk=lnkfile. Referência do unassoc está em http://www.donsalva.com/2009/11/21/how-to-unassociate-file-types-in-windows-7. Outro utilitário interessante para resolver o problema é o filetypesman do site http://www.nirsoft.net. Claro, também existe a opção de apagar a extensão associada diretamente no registro do Windows que se encontra no caminho HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts.

  • Como extrair o arquivo .msi de um pacote do Java?
    Baixe o pacote completo do JRE da plataforma apropriada (x86 ou x64) do site da Oracle (http://www.java.com/en/download/manual.jsp). Executar o pacote .EXE do Java mas não clicar no botão instalar. Só deixar na tela inicial da aplicação. Copiar todo o conteúdo da pasta onde está descompacta C:\Users\Administrador\AppData\LocalLow\Sun\Java, mais informações em http://www.windows-noob.com/forums/index.php?/topic/1914-installing-java-with-sccm/

  • Por que é importante instalar qualquer produto de software como administrador local?
    Se usarmos uma chave diferente do administrador local as permissões estarão baseadas nessa chave. Caso, o técnico saia da empresa estaremos sujeitos há algum efeito colateral indesejado. As instalações feitas na imagem seguem esse padrão e não tivemos problemas com nenhuma instalação de produto até o momento.

  • Como fazer a assistência remota de um computador cliente?
    Poucos conhecem, mas o Windows tem um recurso interessante para atendimento remoto nativo que vai além do Remote Desktop. Esse recurso nativo se chama Assistência Remota do Windows. Pode ser facilmente acessada digitando a palavra Assistência Remota na Iniciar/Pesquisar. Fisicamente a aplicação está em %windir%\system32\msra.exe. O cliente clicar na opção Convidar alguém confiável para ajuda-lo. Em seguida Salvar esse Convite como arquivo e salvar o arquivo Convite.msrcIncident no drive compartilhado. O próximo passo seria informar a outra pessoa que ao clicar no arquivo a comunicação remota é estabelecida. Por segurança será necessário a autorização do cliente para o técnico ganhar acesso a estação. A política BR definiu o tempo de expiração do convite para 30 minutos. O procedimento também poderia ser seguido entre dois técnicos em diferentes localidades.

  • Os services packs do Office 2007 são cumulativos?
    O pacote do Microsoft Office 2007 Service Pack 3 (SP3) e Microsoft Office Language Pack 2007 SP3 fornecem as atualizações mais recentes para o pacote do Office 2007 e o Office Language Pack 2007. Como os service packs do Office são cumulativos, não é necessário instalar o Service Pack 1 ou Service Pack 2 antes de instalar o Service Pack 3. O Service Pack 3 inclui todas as correções incluídas no Service Pack 1 e Service Pack 2. Maiores detalhes consultar o site http://support.microsoft.com/kb/2526086.

  • Como exportar e importar configuração de segurança por meio de uma GPO local em estações Windows? Abra um MMC e adicione o snapin Security Templates. Crie e personalize o template e salvar como um arquivo *.inf. Copie o arquivo *.inf para o computador destino e importe ele por meio do comando: secedit /configure /db %temp%\temp.sdb /cfg yourcreated.inf. Para maiores informações acesse o link http://www.microsoft.com/resources/documentation/windows/xp/all/proddocs/en-us/secedit_cmds.mspx?mfr=true. Portanto você pode importar por meio do comando secedit ou copiando o conteudo para o local especifico onde a GPO armazena seu conteudo.

  • Onde ficam armazenadas as GPOs de uma estações Windows?
    As GPOs ficam armazenadas em %systemroot%\system32\grouppolicy. Dentro dessa pasta há duas outras: ‘‘machine’’ e ‘‘user’’. A copia de uma GPO de uma máquina pode ser feita usando essas pastas. É necessário reiniciar o computador ou executar o comando ‘‘gpupdate /force’’. Nota: Se voce não conseguir ver a pasta grouppolicy, verifique a opção no Windows Explorer.

  • Quais são as vantagens e desvantagens da licença MAK e KMS?
    A Universidade de Indiana tem um site muito esclarecedor sobre a diferença das licenças MAK e KMS. Pelo padrão de licenciamento, se o Windows 7 não se ativar imediatamente no KMS e ele poderá levar alguns poucos dias. Entretanto, depois de 30 dias, o cliente será notificado a cada reinicio do computador. Depois de 210 dias, perderá algumas funcionalidades como Aero, Atualizações (mais os updates críticos ainda serão baixados), Acesso a USB mas será possivel usar uma hora por vez o seu computador. Depois de 240 dias, somente o Notepad irá funcionar até a ativação da licença. Mais detalhes http://kb.iu.edu/data/auwi.html#proscons.

  • Existe algo importante para conhecer sobre a execução de aplicações x86 no Windows 7 x64? A Microsoft criou uma solução chamada File System Redirector para compatibilizar a execução de aplicações x86 na arquitetura x64. O problema surgiu quando algumas das informações que o MigraEstacao grava no registro não apareceram. Motivo, as aplicações tem uma outra visão do registro. Segundo a Microsoft, o diretório %windir%\System32 é reservado para aplicações 64-bit no Windows 7 x64. A maioria das DLLs não tiveram seus nomes alterados quando versões de 64 bits foram criadas, por essa razão, todas as versões de DLLs de 32 bits devem ser armazenadas em uma pasta diferente. O WOW64 esconde essa diferença usando um redirecionador do sistema de arquivos. A maioria das vezes, quando uma aplicação de 32 bits tenta acessar o %windir%\System32,o acesso é direcionado para a pasta %windir%\SysWOW64. O acesso ao %windir%\lastgood\system32 é direcionado para %windir%\lastgood\SysWOW64. O acesso ao %windir%\regedit.exe é direcionado para %windir%\SysWOW64\regedit.exe.Se o acesso causa a execução do UAC, a redireção não ocorre. Entretanto, a versão do arquivod de 64 bit é iniciada. Para impedir este problema, se especifico diretório SysWOW64 é especificado para evitar a redireção e assegurar que uma versão de 32 bits ocorra ou executar uma aplicação de 32-bit com privilégio de administrador, onde o UAC não é mostrado. Maiores detalhes em http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/desktop/aa384187%28v=vs.85%29.aspx.

  • Como instalar ou remover programas do computador do cliente sem privilégio de administrador?
    Existe a alternativa gráfica clicando com o botão da direita e a tecla SHIFT apertada. Escolher a opção Executar como usuário diferente. Uma outra alternativa é executar o comando no prompt do CMD, runas /user:wkg\adminbr cmd onde uma janela será aberta com o privilégio desse novo usuário. Existem várias aplicações de administração que podem ser executadas com esse comando como por exemplos os comandos *.cpl que estão armazenados no c:\windows\system32.

  • Como reiniciar o computador por meio de um pendriver?
    O primeiro passo é confirmar se a BIOS do computador aceitar essa opção. O segundo passo é configurar um pendriver como um disco de reinicialização ou boot disk. Existem algumas soluções de software livre para executar essa tarefa. As três mais conhecidas soluções são:
    a)UNetbootin - http://unetbootin.sourceforge.net/
    b)Universal USB Installer - http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/
    c)YUMI - http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

  • Quando um computador não obtém uma licença válida do serviço KMS e gera o erro 0xC004F035? Em alguns casos de ativação da licença do Windows 7 não é possivel fazer o licenciamento por meio do serviço KMS. O servidor KMS e o DNS estão funcionando apropriadamente mas a licença não é ativada. É gerado o seguinte erro: 0xC004F035 - The software Licensing Service reported that the computer could not be activated with a Volume License Product Key. Volume licensed systems require upgrading from a qualified operating system. Please contact your system administrator or use a different type of key. O comportamento mencionado pode ocorrer quando há falta de um marcador do Windows presente na tabela ACPI_SLIC da BIOS. A verificação de conformidade pode ser feita pela ferramenta MGADiag que detecta e relata informações de BIOS. No entanto, as informações de BIOS para a tabela ACPI_SLIC não aparecem na saída de interface gráfica do MGADiag. Para ver as informações de BIOS, clique no Windows, clique em Cópia e cole a saída no bloco de notas ou em outro editor de texto. Para obter a ferramenta de MGADiag, visite o seguinte site da Microsoft: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=52012. Maiores detalhes em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;942962. A saída será semelhante o exemplo a seguir:

<gallery>
Arquivo:MGADiag.png|MGADiag Tools
</gallery>
<BR>
  • Onde encontro algumas das soluções automatizadas para os problemas do Windows?
    A Microsoft possui um centro de suporte chamado de FIX-IT que oferece soluções automatizadas para seus problemas. Ela também oferece uma solução móvel (portable) que pode ser baixada em um pendriver a partir do site http://go.microsoft.com/?linkid=9740820. As soluções estão categorizadas em:
    a) Principais soluções
    b) Windows
    c) Internet Explorer
    d) Windows Media Player
    e) Entretenimento
    f) Office
    g) Outro

  • Onde encontro a lista dos códigos de erros do Windows?
    A lista de códigos de Erros do Windows é descrita no link http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681381.aspx. [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681382.aspx System Error Codes (0-499)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681388.aspx System Error Codes (500-999)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681383.aspx System Error Codes (1000-1299)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681385.aspx System Error Codes (1300-1699)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681386.aspx System Error Codes (1700-3999)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681387.aspx System Error Codes (4000-5999)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681389.aspx System Error Codes (6000-8199)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681390.aspx System Error Codes (8200-8999)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681391.aspx System Error Codes (9000-11999)] [http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms681384.aspx System Error Codes (12000-15999)]