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Histórico
O termo UX/UI foi popularizado nos anos 90 por Don Norman no periodo de trabalho na Apple. UX (User eXperience) está relacionado com a interações do usuário e seus desejos. Já UI (User Interface) é a maneira como o usuário alcançara essa experiência.
UX se preocupa em melhorar a experiência em todos os pontos de contato com seus produtos, da primeira interação na loja, no tamanho da caixa até sua instalação. Ui se encarrega da tarefa de materializar a experiência do usuário como a interface gráfica, posições dos botões, cores, alertas,etc.
Esse artigo é um resumo do curso da USP no site Coursera,UX/UI: Fundamentos para o design de interface.
Semana 1
Introdução
DefiniçÕes de UX/UI UX –> centrado na experiëncia do usuário. UI –> centrado na interface que faz interação com o usuário.
Desafios:
- Por que? Motivos para uso do produto por parte do usuário.
- O que? Descreve todas as coisas que podemos fazer com o produto.
- Como? Desenvolvimento das funcionalidades de forma acessivel e uma interface atraente.
Semana 2
Brainstorming, tecnica criada nos anos 50 e popularizado nos anos 90 pela IDEO.
- O primeiro passo é limitar o numero de participantes e manter o foco.
- Evitar as criticas das sugestões dos colegas, a intenção é construir ideias sobre ideias de outros. Priorizar a quantidade e coordenar exposição.
- Valorizar o esforço, não somente o resultado.
- Para ajudar usar ferramenta MESCRAI onde cada letra tem um significado:
Modificar (aumentar, diminuir um elemento) Eliminar (eliminar itens, peça única ao invés de várias) Substituir (trocar materiais, cores, acabamento) Combinar (adicionar mais de uma função no mesmo produto) Rearranjar (mudar a ordem ou movimento dos itens) Adaptar (adaptar para novos outros usos, ou limitações do usuário ou do ambiente) Inverter (mudar o escopo do ambiente de interno para externo, mudar a posição de vertical para horizontal, Modo claro para escuro).
Crazy 8’s é uma metodologia utilizada pela equipe do Google.Voce escolhe a ideia mais promissora que foi desenhada pela equipe e tenta fazer oito variações dela em apenas oito minutos. Usar uma folha A4 e dividi-la em oito partes. Escolher a ideia principal e desenhar oito variações pra ela oito minutos.
Fundamentos
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UX Project Checklist (site) - https://uxchecklist.github.io/
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The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond (livro) - https://goo.gl/RRQyrs
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UX não é um título, é um estilo de vida! (texto) - https://goo.gl/UaAB1a
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User Experience Careers (livro) - https://goo.gl/29gywz
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Por onde começar na área de UX? (texto) - https://goo.gl/dEUR2o
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Novos Fundamentos do Design (livro) - https://goo.gl/Z8uTN1
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Curso de Design Gráfico. Princípios e Práticas (livro) - https://goo.gl/ef6MZj
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Exploring the “Planning Fallacy”: Why People Underestimate Their Task Completion Times (texto) - https://goo.gl/nTv9ZY
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Creativity in Groups (Research on Managing Groups and Teams) (livro) - https://goo.gl/DfYg1G
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UXtools (site) - https://uxtools.co/tools/design
Ferramentas de Designer
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Sketch (ferramenta) - https://www.sketchapp.com/
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Figma (ferramenta) - https://www.figma.com/
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Adobe photoshop (ferramenta) - https://www.adobe.com/br/products/photoshop.html?promoid=PC1PQQ5T&mv=other
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Adobe illustrator (ferramenta) - https://www.adobe.com/br/products/illustrator.html?promoid=PGRQQLFS&mv=other
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Adobe xd (ferramenta) - https://www.adobe.com/br/products/xd.html?promoid=PYPVQ3HN&mv=other
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Affinity Designer (ferramenta) - https://affinity.serif.com/pt-br/
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Framer (ferramenta) - https://framer.com/
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Gravit Designer (ferramenta) - https://www.designer.io/
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Axure (ferramenta) - https://www.axure.com/
Ferramentas de Prototipação
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Principle (ferramenta) - http://principleformac.com/
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Adobe xd (ferramenta) - https://www.adobe.com/br/products/xd.html?promoid=PYPVQ3HN&mv=other
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Proto.io (ferramenta) - proto.io
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Flinto (ferramenta) - https://www.flinto.com/
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Framer (ferramenta) - https://framer.com/
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Marvel (ferramenta) - https://marvelapp.com/
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Figma (ferramenta) - https://www.figma.com/
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InVision (ferramenta) - https://www.invisionapp.com/
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Axure (ferramenta) - https://www.axure.com/
Ferramentas de Entregas
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Zeplin (ferramenta) - https://zeplin.io/
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Specctr (ferramenta) - https://specctr.com/cloud/home
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Simply (ferramenta) - https://sympli.io/
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UXpin (ferramenta) - https://www.uxpin.com/
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InVision (ferramenta) - https://www.invisionapp.com/
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Avocode (ferramenta) - https://avocode.com/
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Marvel (ferramenta) - https://marvelapp.com/
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Figma (ferramenta) - https://www.figma.com/
Ferramentas de Monitoramento
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Smartlook (ferramenta) - https://www.smartlook.com/pt/
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Hotjar (ferramenta) - https://www.hotjar.com/
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Jaco (ferramenta) - http://www.getjaco.com/
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Fullstory (ferramenta) - https://www.fullstory.com/
Documentos
Links
- Guia Linux Guia Linux
- DIFF UX vs UI Diferença entre UX e UI.
- Taqtile Blog Artigos sobre desenvolvimento de projetos.
- Forum NEU Nucleo Empreendedorismo da USP.
- Nielsen Norman Group
- Baymard Institute
- UX Design CC
- UX movement
- UX planet
- UX.blog
- User interface enineering
- Amazon Livro Applied Imagination de Alex Osbor sobre BrainStorming.
- MESCAI Metodo MESCAI.
- C2TI Testar Mobile Design.
- CANVAS Crie, Colabore e Compartilhe.