TOC
Histórico
No final de 2017, a Intel apresentou uma solução ao mercado para acelerar o acesso ao disco SATA a ponto de chegar perto do desempenho de um disco SSD mas com um custo menor. Um disco SSD de 1Tb é caro demais para a maioria das pessoas. Um disco SSD pequeno o suficiente para melhorar o desempenho do Sistema Operacional pode não ser o desejável para todos os problemas de gargalo de disco.
A solução encontrada pela Intel se chama Intel Optane. Na prática faz uma integração do disco SATA + memória Optane. No primeiro momento ao instalar fisicamente a placa de memoria Optane, sem alterar a configuração do setup da BIOS, o volume da memória Optane, aparecerá como um disco no Gerenciador de Computador. Mas após configuração completa da solução, não haver mais o volume relacionado a memória Optane. A integração depende da configuração da BIOS (Setup BIOS) e da instalação do driver Optane no Windows 10 que tinha sido configurado anteriormente para inicializar com o padrão UEFI.
Um disco SATA de 1 Tera Byte é sem duvida mais barato do que um disco SSD do mesmo tamanho. Com um único sistema operacional e um único disco, a solução funcionou perfeitamente. O desempenho é muito percepitivel. O computador que foi testado era um Intel com processador i5-7400, com 1Tb de disco Sata Seagate Expansion mais memória Optane de 32Gb.
Esses são os requisitos para uso da memória Optane:
- Processador seja no mínimo de sétima geração.
- Placa mae com suporte a Intel Optane e com slot M2, no meu caso uma ASUS B250M-plus/BR
- Placa de memória Optane, no meu caso 32Gb
Para quem se interessou pela solução, alguns detalhes que devem ficar claro, antes de adotar a solução. A configuração necessária está nesse video da Intel, https://youtu.be/n5YANFQUmDk. Devido a experiência no uso da solução Intel Optane recomendo que voce esteja ciente desses detalhes. A solução faz o que promete mas como é dependente de um drive instalado no Windows, tem suas limitações.
O primeiro ponto é que o computador está configurado na BIOS para usar inicializar com padrão UEFI. Normalmente, o Windows já vem instalado de fabrica com a inicialização do computador no novo padrão conhecido como UEFI. Esse padrão de configuração do hardware evita que sistemas não Windows inicializem na sua maquina. Aquele Pendrive/DVD/CDROM com sua distribuição de Linux preferida não roda mais quando a BIOS estiver configurada com o padrão UEFI.
Outro ponto de atenção, se o Windows não foi instalado para ser inicializado com o novo padrão UEFI ou se voce mudou para inicializar seu computador no padrão legado, a solução da Intel Optane não vai funcionar. Para o Windows funcionar com UEFI é necessário para que o disco tenha sido formatado para o padrão do registro de boot chamado GPT que substituiu o antigo MBR. Se o Windows 10 já estiver sido instalado com as partições no padrão legado MBR, mudar simplesmente a configuração para UEFI não é suficiente e consequentemente a configuração do computador para trabalhar com a memória Optane vai falhar. Infelizmente, eu já tinha o sistema operacional Windows 10 instalado com partições no padrão MBR e descobri depois de instalado todos os aplicativos que não é simples mudar o padrão GPT quando o Windows já está instalado. O problema foi resolvido fazendo uso de software de terceiros http://www.eassos.com/partitionguru-free.php que muda o padrão do disco para GPT sem perder os dados. O padrão GPT é aplicado no disco e não as partições. Voce não pode ter um disco físico com partições GPT e MBR. Uma vez definido o padrão GPT ou MBR para disco, as partições são criadas. Por isso, é mais complicado converter o disco que já tem dados. Aqui tem um tutorial sobre a conversão de MBR para GPT, http://www.thewindowsclub.com/convert-mbr-to-gpt-disk.
Ponto de atenção, após a integração, se a memória Optane for removida ou apresentar algum problema, sem antes desabilitar no Windows por meio de um aplicativo da própria Intel instalado junto com o drive da Intel Optane, o computador não inicia. Ou seja, o disco não inicializa. Não encontrei solução para esse problema.
Ponto de atenção, Se voce pretende ter mais de um sistema operacional instalado no mesmo disco, a solução não é suportada pelo Intel Optane. A solução da Intel considera um disco SATA com um único sistema operacional ou seja uma unica partição primaria ativa. Outras partições secundárias podem ser criadas e usadas sem problemas. Outros discos físicos, também podem existir mas não serão acelerados pela solução Optane, somente o primeiro disco. Criei esse cenário para avaliar o problema com duas partições primarias com dois Windows 10 distintos com BIOS configurada com UEFI e um unico disco no padrão GPT. O driver Optane foi instalado em ambos mas não consegui deixar somente a solução Optane ativa em somente uma das partições. A ativação do Intel Optane é por disco. Ou seja, ambos os sistemas operacionais ficam ativos ou desativados. Para evitar conflito ou perda de dados, uso somente o WIndows da primeira partição primaria, se eu precisar usar o outro Windows que está em uma segunda partição primária, eu desativo o Intel Optane pelo aplicativo instalado na primeira partição primária.
No geral, o desempenho é muito otimo comparado com a velocidade do disco SATA. A nova versão 16.5.1.1030 da Intel Optane permite criar uma lista das aplicações que voce quer acelerar além do sistema operacional.
Documentos
Links
-
Intel Optane Memória com alta capacidade de resposta
-
Intel Optane DownloadDownloads para Memória Intel Optane
-
Intel Optane M10 Intel Optane Memory série M10
-
Intel Optane Arquitetura Video